MATÉRIA_SEMANA_DO_DEFENSOR_2.png

 

Nos dias 20 e 21 de maio, a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará promoveu a semana jurídica adotando o tema “O Papel da Defensoria Pública Frente aos Desafios Jurídicos e Sociais Enfrentados Durante a Pandemia da Covid-19”, em alusão ao Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado no dia 19 de maio.

 

Diversos nomes nacionais e renomados, no âmbito jurídico, participaram das palestras nesses dois dias. Entre eles, a ministra Cármem Lúcia, que abordou sobre “A Atuação do STF e o Papel da Defensoria Pública Frente aos Desafios Jurídicos e Sociais Enfrentados Durante a Pandemia da Covid – 19”. Durante a sua fala, a ministra Cámem Lúcia disse que, apesar da carência financeira que a instituição possui, a Defensoria da certo. E continuou dizendo que “não se pode ter uma expressão constitucional garantidora de direitos se não dotar esta instituição dos meios necessários”. Ao falar sobre o papel do defensor público, ela diz que “nós temos ainda um caminho a atingir para que todo brasileiro tenha o acesso ao defensor, para ter o acesso pleno ao direito à justiça. Onde a presença do defensor público, no Estado brasileiro, é essencial tanto para a jurisprudência quanto para todo aquele que precisa de um advogado”, destacou a ministra.

 

Dando continuidade à programação, o ministro Dias Toffoli falou sobre “O Papel do STF e do Sistema de Justiça no Enfrentamento da Pandemia” e lembrou que o judiciário tem contado com o apoio indispensável das instituições essenciais à justiça, em especial, a Defensoria Pública, para a promoção da segurança jurídica e paz social. Com a pandemia da Covid-19, os trabalhos e atendimentos tiveram que ser feitos de forma remota e, com isso, destaca a renovação do Parque Tecnológico que a instituição vem implantando. “São passos na direção correta no esforço de articulação com a área parlamentar, para melhorar os meios, inclusive tecnológicos, pelos quais os serviços são prestados à população na garantia do direito”, enfatizou o ministro, Dias Toffoli.


Em dois dias de evento, foram mais de 750 inscritos. No dia 20, palestrantes renomados participaram da programação. Pela manhã o doutor em Direito Civil, Flávio Tartuce que engrandeceu o evento falando sobre o “Direito das Sucessões e Pandemia”; na parte da tarde tivemos o doutor em Direito Processual, Daniel Amorim Assumpção Neves, que de forma magnífica discorreu sobre a “Participação da Defensoria Pública nas Ações Coletivas”; o doutor Fredie Didier, que abordou com brilhantismo “O Papel da Defensoria Pública Frente aos Desafios Jurídicos e Sociais Enfrentados Durante a Pandemia da Covid-19 sob o Aspecto Processual Civil”.

 

No dia 21, pela manhã, além da presença da ministra do STF, Cármen Lúcia, quem também palestrou foi o master coach Kotaru Tuji, abordando o tema “Resiliência: Uma Qualidade Essencial para o Defensor Público”; Pela tarde, finalizando com a doutora Maria Berenice Dias, que falou a respeito da “Competência dos Juizados da Violência Doméstica para Apreciar Ações de Família” e, encerrando com maestria o ex-ministro do STF, Carlos Ayres Britto, que abordou sobre “A Democracia como Justiça Social”.

 

Esteve presente também o defensor público geral, João Paulo Lédo; a subdefensora pública geral, Mônica Belém; o diretor da Escola Superior, Rodrigo Ayan; a diretora metropolitana, Luciana Filizzola e o presidente da ADPEP, Marcos Vinicius Franco.



O evento foi transmito pelo canal do Youtube da Defensoria Pública do Estado do Pará.



Texto: Caio Mascarenhas

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2684
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050
PRÉDIO 1º DE MARÇO
Travessa 1º de Março, 766 - Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-053
Fone: (91) 3342-8600
Desenvolvido por: Equipe Sistemas NTI
Aguarde, carregando...