Na manhã desta sexta-feira, 26, a Defensoria Pública do Estado do Pará recebeu, no prédio sede da instituição, os novos estagiários aprovados no 1º processo seletivo online para estudantes de Direito.

O processo seletivo de forma online foi inédito na instituição, realizado com o principal objetivo de atender às medidas restritivas de aglomeração trazidas pela pandemia da Covid-19. “Espero que vocês aprendam muito, mesmo em um momento difícil como o que estamos vivendo. Espero encontrar com todos vocês por aqui. A Defensoria é uma instituição que atende os que mais precisam. Então, nosso trabalho envolve muito além do direito. A defensoria tem muito a ensinar e a aprender com todos vocês”, disse o defensor público geral, João Paulo Lédo.

Foram ofertadas 50 vagas mais cadastro de reserva, destinadas para a região metropolitana (Belém, Icoaraci, Mosqueiro, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Izabel). Além disso, o processo contou com sistema de cotas. Foram reservadas 10% das vagas para pessoas com deficiência, 10% para negros, 5% para indígenas e 5% para quilombolas. Thales Teixeira, aprovado em 1º lugar no processo, está no último semestre de direito e estava procurando a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. “Eu sempre ouvi que a Defensoria é muito voltada ao atendimento com o público. Achei que seria a melhor oportunidade entre os órgãos. Eu quero aprender muito e tenho a intenção de prestar concurso público, então estar aqui vai me ajudar a ter base, ajudar as pessoas e aprender melhor a profissão”, explica.

Só na região metropolitana, foram 705 aprovados. Em março deste ano, 38 estudantes darão início ao período de estágio, nas áreas cível e criminal. “Na nossa vida de estagiário, a gente tem que experimentar duas áreas. Tanto advocacia, quanto a Defensoria. Aqui, na Defensoria, a gente tem contato maior com os assistidos. Isso foi diferencial para eu retornar. É meu último ano na faculdade, então eu precisava ter essa experiência acadêmica. Eu quero me sentir preparado”, contou Leonardo Rodrigues, aprovado em 2º lugar na seleção. 

Os candidatos foram avaliados por prova objetiva, composta por 30 questões, e por prova discursiva, que ocorreu no dia 3 de fevereiro. “A Defensoria quer os melhores estagiários. Por isso, vocês estão aqui. Foi um processo preparado com bastante detalhe e uma prova difícil. Vocês são os selecionados”, reforçou o diretor da Escola Superior, Rodrigo Ayan.

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2684
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050
PRÉDIO 1º DE MARÇO
Travessa 1º de Março, 766 - Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-053
Fone: (91) 3342-8600
Desenvolvido por: Equipe Sistemas NTI
Aguarde, carregando...