Pesquisa
Pesquisa
Logo
Logo COP 30Selo Transparência

Intranet

Logo
A Defensoria
Serviços
Transparência
Ouvidoria
Comunicação

Intranet

Logo COP 30Selo Transparência
  1. Página Inicial
  2. Comunicacao
  3. Noticias
  4. Modelo De Atendimento Do Nucleo De Defesa Da Moradia Se Torna Referencia Nacional Na Assistencia As Comunidades Envolvidas Em Conflitos Urbanos
Logo
Endereço Prédio-sede:
Rua Padre Prudêncio, n° 154, Belém - Pará - Brasil. CEP: 66019-080
Telefone: (91) 3251-3700
Horário de atendimento: 8h às 14h
Copyright © 2025 DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO DO PARÁ. - CNPJ: 34.639.526/0001-38
Todos os direitos reservados
Feito pela equipe de Sistemas DPE
Logo
Acesso à
informação
Logo

da Transparência

Pública

Modelo de atendimento do Núcleo de Defesa da Moradia se torna referência nacional na assistência às comunidades envolvidas em conflitos urbanos

Atualizado em 03/09/2025
Compartilhe esta notícia
Imagem da notícia

A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA), por meio do Núcleo de Defesa da Moradia, promoveu, na última segunda-feira (1º), um evento que reuniu representantes da Clínica MultiverCidades da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e de Clínicas Multiprofissionais das Universidades Federais da Região Norte. A iniciativa, realizada em formato híbrido com apoio tecnológico da Escola Superior da Defensoria, teve como objetivo compartilhar experiências e fortalecer a atuação conjunta em defesa do direito à moradia.

O destaque do encontro foi a apresentação da metodologia de atendimento multiprofissional adotada pelo Núcleo de Defesa da Moradia da DPE-PA. Diferente de outros modelos, o trabalho integra áreas como Direito, Arquitetura e Urbanismo e Serviço Social, que proporcionam um atendimento mais completo às comunidades urbanas vulnerabilizadas. Essa abordagem permite ampliar o debate processual, a fim de criar novas perspectivas técnicas e sociais para os casos de disputas coletivas de terras. 

“Os conflitos fundiários envolvem múltiplas violações de direitos fundamentais e exigem respostas que vão além da esfera jurídica. O impacto dessa atuação diferenciada junto às comunidades é extremamente relevante, não só no sistema de justiça e nos processos judiciais, mas no diálogo com o Executivo na formulação e acompanhamento das políticas públicas para essas comunidades, qualificando o debate e trazendo de maneira robusta a ciência e os aspectos técnicos para subsidiar as decisões”, destaca a coordenadora do Núcleo de Defesa da Moradia, defensora pública Luciana Albuquerque. 

O Ministério da Justiça é responsável pelo financiamento do programa de residência da Clínica MultiverCidades” da UFPA, iniciativa que visa apoiar a capacitação de clínicas jurídicas da Amazônia Legal para atuação em conflitos fundiários coletivos. Como resultado do encontro, a Clínica da UFPA, aperfeicoará sua metodologia para a visita técnica em um caso piloto, no município de Macapá, no Amapá. A experiência dará origem a um protocolo de atendimento multiprofissional, destinado a orientar a formação e a prática de outras clínicas jurídicas da região Norte.

Desde 2021, o Núcleo de Defesa da Moradia atende diversas comunidades com essa abordagem integrada, que passou a incluir o trabalho da Arquitetura e Urbanismo e, mais recentemente, do Serviço Social. Os resultados práticos observados apontam para diagnósticos mais precisos, fortalecimento do protagonismo comunitário e maior qualificação do debate judicial e administrativo sobre políticas de moradia.

Com a perspectiva de expansão para outros estados da Amazônia Legal, a metodologia do Núcleo de Defesa da Moradia consolida-se como referência nacional no enfrentamento dos desafios urbanos e na promoção do direito fundamental à cidade.


Núcleo de Defesa da Moradia

Por meio do Núcleo de Defesa da Moradia, a Defensoria Pública do Pará atua em processos individuais e coletivos de regularização fundiária, na defesa e garantia da moradia de comunidades e núcleos urbanos informais.


Atendimento:
 Endereço: Travessa Primeiro de Março, nº 766 - Bairro da Campina


Contato: 3342-8622
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 Sobre a Defensoria Pública do Pará


A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.

 

Texto de Jessica Samylle Sousa