A Defensoria Pública do Pará, por meio do Núcleo Regional do Caeté, iniciou, na última quarta (23), os atendimentos do projeto social "Gestando Cidadãs", no município de Bonito. A iniciativa foi desenvolvida para auxiliar na garantia dos direitos de mulheres gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e em situação de abandono paterno.
O projeto tem o objetivo de ampliar o conhecimento de direitos e o empoderamento das mulheres durante a gravidez. Além da educação sobre os direitos das mulheres gestantes, é realizado o ajuizamento de ações de alimentos gravídicos para as assistidas, por meio de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A iniciativa é um desdobramento do Curso de Formação Continuada à Carreira de Defensor Público.
A assistida Tatiane Silva, de 30 anos, expressa a confiança no projeto. “Eu participei da primeira reunião e já quero voltar para a próxima, pois a reunião foi ótima e só me mostrou que eu posso confiar neste projeto da Defensoria Pública, que eu ainda não conhecia”, contou.
Para a idealizadora do projeto, defensora pública Vanessa Castro, o projeto ajuda a fortalecer a relação entre a Defensoria Pública e as assistidas. “O projeto ‘Gestando Cidadãs’ é super importante porque ajuda as mulheres a conhecerem de verdade o trabalho da Defensoria Pública e a saberem que podem contar com a gente. A ideia é levar informação sobre os direitos delas, dar educação jurídica e mostrar que todas podem e devem lutar por esses direitos. É sobre se sentir mais forte, mais segura e ser protagonista da própria vida”, relatou a defensora pública.
De acordo com o levantamento feito pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) em 2023, mais de 172 mil crianças foram abandonadas pelo genitor ainda no útero materno no país.
Serviço
A Defensoria Pública de Pará no município de Bonito fica localizada na Rua Deputado Charles Assad, nº 374, no bairro Centro. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. Para solicitar atendimento utilize o número (91) 8586-0276.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.
Texto da estagiária Beatriz Moraes, sob supervisão de Juliana Maués