A Defensoria Pública do Pará, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública do Pará (ESDPA), abre nesta sexta-feira (02), o Novo Processo Seletivo Unificado de Estágio de Graduação em Direito. Neste ano, o diferencial do processo é a realização em duas etapas: uma prova de caráter eliminatório e análise do histórico escolar do candidato.
O diretor da Escola Superior, defensor público Rodrigo Ayan, argumenta que a aprimoração do processo seletivo visa uma maior eficiência. “A Escola Superior vem aprimorando a cada ano os processos seletivos, baseada nas experiências anteriores, bem como nas contribuições recebidas, prestando uma maior eficiência, e contando com uma mudança no formato da avaliação atual, atendendo ao Programa de Otimização de Resultados dos 100 dias da nova gestão”, afirma.
O processo seletivo de estágio desempenha um papel fundamental na identificação e no recrutamento de estudantes promissores para a instituição. “Cabe ressaltar que o processo seletivo é um dos mais concorridos das instituições que compõem o sistema de justiça do estado do Pará, contando com mais de 2 mil inscritos no último processo de seleção”, informa o defensor público
As inscrições serão gratuitas e realizadas, exclusivamente, pelo site da Escola Superior da Defensoria Pública, a partir das 9h do dia 02 de agosto de 2024, com término às 23h59 do dia 25 do mesmo mês. No formulário de inscrição, o candidato deve anexar seu histórico escolar atual, emitido nos últimos 30 dias, em formato PDF.
A prova objetiva será realizada on-line por meio do site da ESDPA, no horário de 9h às 12h do dia 1º de setembro. O gabarito será divulgado no mesmo dia às 15h.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.
Texto da estagiária Beatriz Moraes e Vallery Dantas, sob supervisão de Juliana Maués