Em alusão ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, a Defensoria Pública do Pará, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), realizou, nesta sexta-feira (25), um mutirão de atendimentos do projeto “Desenrola Pará”, para negociação de dívidas de servidores públicos com o Banco do Estado do Pará (Banpará).
A iniciativa auxilia na conciliação e busca soluções para que os assistidos consigam pagar suas dívidas, além de introduzir conceitos e informações de educação financeira para os endividados.
A assistida Zeneide Sanches, de 51 anos, está super endividada devido aos gastos com a fisioterapia individualizada particular que precisa custear para a filha, diagnosticada com autismo de grau 3. Ela procurou o mutirão para renegociar as dívidas com o banco. “Eu tenho uma filha com autismo que necessita de fisioterapia de forma contínua e, como o plano de saúde não custeou mais, eu tive que arcar com tudo e acabei me superendividado, mas, graças a Deus e ao Nudecon, eu consegui negociar minhas dívidas com o banco e saio daqui com a esperança de sair dessa situação”, contou a assistida.
Para o coordenador do Nudecon, defensor público Cássio Bitar, a ação tem o diferencial de reunir, em um único espaço, todos os envolvidos na situação de endividamento. “Essa ação é essencial para os assistidos, pois conseguimos reunir no mesmo espaço o credor e o assistido, possibilitando que eles possam dialogar e tentar encontrar os caminhos para que o consumidor saia da situação de superendividamento”, comentou o coordenador.
O superendividamento é uma realidade que afeta milhões de brasileiros, inclusive os paraenses. Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mais de 2 milhões de pessoas no Pará estão endividadas.
Serviço:
Por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), a Defensoria Pública do Pará atua, nas esferas judicial e extrajudicial, a fim de garantir os direitos do consumidor.
Endereço: Travessa Primeiro de Março, nº 766 – Bairro da Campina (Belém)
Contato: (91) 99342-2925
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.
Texto da estagiária Beatriz Moraes, sob supervisão de Juliana Maués