A Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), proporcionou, hoje (11), um momento de cuidado e alegria para crianças e adolescentes em espaços de acolhimento no município de Belém. A ação levou a visita do Papai Noel, com entregas de presentes.
Todos os anos, o Naeca realiza ações natalinas voltadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, mas esta foi a primeira vez em que eles receberam a visita do Papai Noel nos próprios espaços em que vivem. Foram contemplados, na ação, os seguintes espaços de acolhimento no centro de Belém e em Icoaraci: Camar 2, Euclides da Cunha, Recomeçar, Dulce Accioli, Calabriano, Cordeirinho de Deus e Esperança.
Um total de 72 crianças e adolescentes receberam presentes oriundos de doações, frutos de uma campanha organizada pelo Núcleo. O defensor público Carlos Eduardo Silva, titular do Naeca, encarnou o espírito natalino ao se fantasiar de Papai Noel para a entrega dos presentes. Para ele, ações como esta demonstram que a atuação do Núcleo no acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade vai além do acompanhamento jurídico.
“A importância desse tipo de ação é, primeiro, despertar a soliedariedade na população em geral, porque sem apoio das pessoas que doaram o brinquedo, o bombom, o dinheiro, a gente não poderia realizar essa ação. E para os nossos assistidos, que são essas crianças que estão em acolhimento, a ação promove a aproximação da Defensoria Pública”, relata.
O defensor público também ressalta a importância de ter um olhar especial para as crianças em situação de acolhimento em momentos festivos, como as comemorações natalinas. “Esses momentos do Natal são um pouco delicados porque se fala muito da questão da família, de você estar junto com seu pai e sua mãe. Então, a gente pelo menos acalenta um pouquinho o coração, porque a gente sabe que um presente e um carinho ajudam a manter a esperança delas, de voltaram para suas famílias ou terem uma família nova. Então, a ideia ao fazer esse tipo de ação é também garantir um pouco de amor a essas crianças”, declara.
Acolhimento institucional no Brasil
Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais de 30 mil crianças estão em situação de acolhimento institucional no Brasil. Destas, aproximadamente 700 estão no estado do Pará. A grande maioria está localizada nas regiões Sudeste e Sul do país.
Serviço:
Por meio do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), a Defensoria Pública do Para atua a fim de defender e garantir os direitos infanto-juvenis. O Naeca fica localizado na Travessa São Francisco, nº 427, no bairro da Campina, em Belém. Se precisar de atendimento, entre em contato pelo número (91) 99342-2925, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente criada para garantir a assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos
Texto de Juliana Maués