A Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio da Escola Superior, do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) e em parceria com o Grupo de Educação Financeira da Amazônia (Gefam) da Universidade Federal do Pará (UFPA), promoveu, na última sexta-feira (20), encontro do Círculo Reflexivo de Educação Financeira do Programa de Apoio ao Consumidor Superendividado (Pacs), no auditório do Prédio-sede da instituição.
A assistida Leila Gurjão aproveitou o encontro para aprender a lidar com os seus débitos. “Eu nem sabia que estava com dívidas pendentes e, quando descobri, procurei a Defensoria Pública para me ajudar e me senti muito acolhida por todos que estavam lá, e agora, eu estou confiante que eu vou conseguir resolver essa situação”, contou.
A iniciativa visa introduzir conceitos e informações de educação financeira. Para isso, utiliza uma técnica pioneira de espelhamento socioeconômico, permitindo que os assistidos possam refletir suas experiências e traumas no mercado de crédito por meio do exemplo do próximo.
A aposentada Zulene da Silva, também assistida pelo Programa, relatou que ele a ajudou a ter mais responsabilidade financeira. “Eu procurei a Defensoria Pública quando fiquei endividada com o meu cartão de crédito e, desde então, a instituição vem me ajudando bastante com as dívidas", contou a assistida.
O coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor, defensor público Cássio Bitar, destaca a importância do Pacs para os assistidos superendividados. “O encontro do Círculo Reflexivo é uma das etapas mais importante do Programa, pois oportuniza que o consumidor tenha as informações e esclarecimentos para sair e se prevenir do superendividamento”, destacou.
No encerramento da programação, foram entregues os certificados de participação no Círculo Reflexivo. O documento vai compor os processos judiciais dos assistidos, a fim de demonstrar a boa fé e o interesse em zelar pela organização financeira.
Sobre o Pacs
O Programa de Apoio ao Consumidor Superendividado (Pacs) auxilia os consumidores na prevenção, orientação, análise jurídica e renegociação de dívidas com os credores.
Ele é constituído por uma equipe multidisciplinar de educadores financeiros, composta por defensor público, economista, contador, assistente social, pedagogo e conciliadores.
Serviço
Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon)
Endereço: Travessa 1° de Março, n° 766, Bairro: Campina-Belém
Contato: nudecon@defensoria.pa.def.br / atendimento.nudecon@defensoria.pa.def.br / (91) 99342-2925
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.
Texto da estagiária Beatriz Moraes, sob supervisão de Juliana Maués e Carolina Lobo