A Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero (Nugen), participou, nesta segunda-feira (16), da aula inaugural da 2ª turma do “Programa Diversidade e Empregabilidade”. A iniciativa é uma parceria entre várias instituições e oferece formação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Um total de 30 assistidas do Nugen integram a turma.
Nesta edição, o programa tem o objetivo de auxiliar a inserção do público-alvo no mercado de trabalho por meio do oferecimento de noções de informática e capacitação profissional para a função de auxiliar administrativa. A Defensoria do Pará ingressou este ano na parceria composta pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, pela Universidade da Amazônia (UNAMA), pela Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA) e pelo Ministério Público do Trabalho no Pará e no Amapá (MPT).
As assistidas que integram o projeto “Grupo Reflexivo de Mulheres”, do Nugen, receberam a oportunidade de participar do curso, que tem a duração de 2 meses. Elas contarão com ajuda de custos para arcar com eventuais despesas relacionadas à participação. O foco da edição deste ano é a capacitação de mulheres que vivenciaram situação de violência doméstica, visando auxiliar na conquista da autonomia financeira, um passo essencial para que elas possam se reerguer após romper o ciclo de violência.
Este é o caso de R.C., assistida do Nugen. Natural do Distrito Federal, ela deixou o estado natal buscando escapar de uma situação de violência doméstica. Para R.C, o curso é uma oportunidade para reforçar os seus direitos.
“Esse curso vai ser muito bom, pois às vezes eu vou em busca de um trabalho e eles alegam que não tenho qualificação para essa área, e então recebemos um ‘não’. Esse curso vem reforçar que nós, mulheres vulneráveis, precisamos dessa oportunidade”, conta a assistida.
A coordenadora do Nugen, defensora pública Larissa Machado, ressalta que o trabalho do Núcleo vai além do atendimento jurídico, atuando também em políticas públicas efetivas para mulheres em situação de vulnerabilidade.
“O nosso compromisso é ir muito além de um atendimento jurídico a uma pessoa hipossuficiente na forma da lei e alcançar resultados efetivos, em que buscamos, de fato, diminuir esses indicadores. A nossa política pública precisa ser uma política extensiva no sentido de um olhar macro”, enfatiza.
A defensora complementa que este é mais um passo dado no sentido de fortalecer as mulheres em situação de vulnerabilidade, contribuindo na redução do fator de risco para a ocorrência de novas formas de violência de gênero.
Serviço:
O Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero (Nugen) da Defensoria Pública do Estado do Pará está localizado na travessa 1° de Março, n° 766, bairro Campina. Para solicitar atendimento, entre em contato pelos números (91) 991726296; (91) 981216771; (91) 32394070; (91) 33428606. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8 às 14h.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.
Texto da estagiária Vallery Dantas, sob supervisão de Juliana Maués