Pesquisa
Pesquisa
Logo
Logo COP 30Selo Transparência

Intranet

Logo
A Defensoria
Serviços
Transparência
Ouvidoria
Comunicação

Intranet

Logo COP 30Selo Transparência
  1. Página Inicial
  2. Comunicacao
  3. Noticias
  4. Defensoria Publica Do Para Inicia Interiorizacao Do Programa Reincidencia Zero Em Capanema
Logo
Endereço Prédio-sede:
Rua Padre Prudêncio, n° 154, Belém - Pará - Brasil. CEP: 66019-080
Telefone: (91) 3251-3700
Horário de atendimento: 8h às 14h
Copyright © 2025 DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO DO PARÁ. - CNPJ: 34.639.526/0001-38
Todos os direitos reservados
Feito pela equipe de Sistemas DPE
Logo
Acesso à
informação
Logo

da Transparência

Pública

Defensoria Pública do Pará inicia interiorização do programa “Reincidência Zero”, em Capanema

Atualizado em 22/10/2025
Compartilhe esta notícia
Imagem da notícia

A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA), por meio do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero (Nugen), iniciou a implementação do programa “Reincidência Zero” em Capanema, sede do Núcleo Regional do Caeté. A iniciativa replica o projeto já existente em Belém e está na fase de capacitação dos facilitadores que irão atuar nos grupos reflexivos voltados a pessoas acusadas de violência doméstica.

O programa “Reincidência Zero” integra o Centro Educativo “Eles por Elas”, iniciativa de enfrentamento à violência de gênero que tem como foco promover a reeducação de homens envolvidos em situação de violência contra a mulher. Desde 2012, o programa atua por meio da realização de rodas de conversa temáticas estruturadas em encontros quinzenais, sob a orientação da equipe psicossocial do Nugen. Com a experiência consolidada em Belém, chegou a hora de expandir a atuação para o interior do estado.

A psicóloga atuante no Nugen e idealizadora do programa, Rosana Faraon, reafirma a magnitude da iniciativa e a relevância do processo de interiorização. “A importância está na consolidação e expansão do projeto ‘Reincidência Zero’ para alcançar nosso objetivo de construir novos modelos de masculinidades que primam pela equidade, respeito, dignidade e empatia à mulher. O Núcleo Regional do Caeté abrirá o caminho para essa expansão pelo estado”, pontua.

O artigo 35, inciso V, da Lei Maria da Penha prevê a criação e a promoção de centros de educação e reabilitação para homens agressores como modo de evitar a reincidência na situação de violência doméstica. O programa da Defensoria paraense é pioneiro no desenvolvimento desse tipo de trabalho na Região Norte do país. Segundo dados do programa, entre 2012 e 2021, um total de 99,56% dos homens participantes não reincidiram criminalmente.

O coordenador do Núcleo Regional do Caeté, defensor público Guilherme Kochi, destaca a contribuição do programa para o enfrentamento à violência no interior do estado. “Esta interiorização é extremamente importante porque leva para o interior do estado, especificamente para a região do Caeté, o sucesso de um projeto que tem por finalidade contribuir para o encerramento de uma sociedade machista e patriarcal. Esperamos ter o mesmo sucesso alcançado na capital e estamos muito ansiosos”, afirma o defensor.

Com a expansão do programa “Reincidência Zero”, o Núcleo Regional do Caeté pretende implementar um “Centro de Medidas Adequadas de Resolução de Conflitos” na região, que ofertará práticas de conciliação, mediação e círculos restaurativos em escolas e unidades prisionais.

Números da violência contra a mulher

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, entre janeiro e julho de 2024, o estado registrou 28 casos de feminicídio, número 22,2% menor em relação ao mesmo período de 2023, quando foram confirmadas 36 ocorrências. Ainda assim, os dados revelam a recorrência da violência de gênero, com 5.613 registros de lesão corporal no contexto de violência doméstica.

Por outro lado, o número de denúncias de violência contra a mulher aumentou. Somente até julho de 2024, o “Ligue 180” recebeu 1.607 denúncias de violência contra mulheres no Pará, alta de 56,48% em relação ao mesmo período de 2023. Em nível nacional, os indicadores seguem elevados. O Brasil registrou 258.941 casos de violência doméstica em 2023, o que representou aumento de 9,8% em relação a 2022.

Serviço:

O Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero (Nugen) da Defensoria Pública do Estado do Pará tem como principal objetivo atuar no acolhimento a mulheres em situação de violência de gênero. O Núcleo está localizado na Rua 16 de Novembro, nº 85, bairro Campina, em Belém. Para solicitar atendimento, entre em contato pelo número (91) 98411-8009. Já o Nugen destinado à defesa da pessoa acusada fica localizado na Rua Manoel Barata, nº 18, também no bairro Campina, em Belém. O contato é pelo número (91) 97400-7972. O horário de funcionamento de ambos é de segunda a sexta-feira, de 8 às 14h.

A sede da Defensoria Pública do Pará em Capanema fica localizada na Rua Dom Pedro II, Nº 439, Bairro Centro. Entre em contato pelos números (91) 8121-5442 (geral) ou (91) 8156-8814 (secretaria).

Sobre a Defensoria Pública do Pará

A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.

 

Texto de João Sérgio Rodrigues, sob supervisão de Juliana Maués