Pesquisa
Pesquisa
Logo
Logo COP 30Selo Transparência

Intranet

Logo
A Defensoria
Serviços
Transparência
Ouvidoria
Comunicação

Intranet

Logo COP 30Selo Transparência
  1. Página Inicial
  2. Comunicacao
  3. Noticias
  4. Defensoria Publica Do Para Garante Transferencia Urgente De Recem Nascido Para Uti Neonatal
Logo
Endereço Prédio-sede:
Rua Padre Prudêncio, n° 154, Belém - Pará - Brasil. CEP: 66019-080
Telefone: (91) 3251-3700
Horário de atendimento: 8h às 14h
Copyright © 2025 DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO DO PARÁ. - CNPJ: 34.639.526/0001-38
Todos os direitos reservados
Feito pela equipe de Sistemas DPE
Logo
Acesso à
informação
Logo

da Transparência

Pública

Defensoria Pública do Pará garante transferência urgente de recém-nascido para UTI neonatal

Atualizado em 05/12/2025
Compartilhe esta notícia
Imagem da notícia

A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA), por meio do Núcleo Regional do Tocantins, obteve decisão favorável que garante a transferência urgente de um recém-nascido para uma unidade hospitalar com UTI Neonatal e estrutura para cirurgia infantil. O documento foi expedido na última segunda-feira (1º) e determina que a transferência seja realizada em até 24 horas, diante da gravidade do caso.

O bebê estava internado no Hospital Materno Infantil de Barcarena e precisava, com urgência, de atendimento especializado indisponível na unidade. Diante da situação, a Defensoria do Pará ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP), em que solicitou a transferência imediata para um hospital com a estrutura necessária para garantir a vida e a integridade da criança.

A Justiça determinou que, caso não haja vaga em hospital da rede pública em até 24 horas, o Estado e o Município devem garantir a transferência do recém-nascido para uma unidade da rede particular, com todos os custos pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para garantir o cumprimento da decisão, foi fixada multa diária de R$ 5 mil para cada ente público em caso de descumprimento, limitada ao valor total de R$ 50 mil.

A decisão destaca ainda que a saúde é um direito garantido pela Constituição Federal e que cabe ao poder público assegurar atendimento adequado a todos que necessitam. O documento reconhece a urgência do caso e afirma que a demora poderia causar agravamento no estado de saúde do assistido.

Segundo o defensor público Márcio Cruz, atuante no caso, a assistência jurídica foi fundamental para assegurar o direito à saúde do recém-nascido, mesmo antes da formalização de sua documentação civil. "A atuação da Defensoria é decisiva nessas situações, porque o recém-nascido ainda não tinha nem registro civil. Logo, a gente conseguiu defender o direito de uma pessoa que sequer tinha ainda a existência civil e visibilidade jurídica e social. Então essa atuação da Defensoria demonstra, cada vez mais, que a instituição precisa estar atenta e atuante na defesa dessas pessoas, cidadãos e cidadãs mais vulneráveis, que muitas vezes são colocadas à margem só por conta de um documento. Essa é a verdadeira atuação da Defensoria para os vulneráveis", comenta.

Serviço

A Defensoria Pública de Barcarena fica localizada na Rua Cantídio Nunes, nº 986, esquina com Av. Magalhães Barata, bairro Centro. Para solicitar atendimento, entre em contato pelo número (91) 98405-6067. Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h.

Sobre a Defensoria Pública do Pará

A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.

 

Texto da estagiária Thalya Andrade, sob supervisão de Juliana Maués