Pesquisa
Pesquisa
Logo
Logo COP 30Selo Transparência

Intranet

Logo
A Defensoria
Serviços
Transparência
Ouvidoria
Comunicação

Intranet

Logo COP 30Selo Transparência
  1. Página Inicial
  2. Comunicacao
  3. Noticias
  4. Defensoria Publica Do Para Garante Regularizacao De Atendimento Terapeutico Para Pessoas Com Transtorno Do Espectro Autista Tea)
Logo
Endereço Prédio-sede:
Rua Padre Prudêncio, n° 154, Belém - Pará - Brasil. CEP: 66019-080
Telefone: (91) 3251-3700
Horário de atendimento: 8h às 14h

Copyright © Feito pela equipe de Sistemas DPE 2025.

Logo
Acesso à
informação
Logo

da Transparência

Pública

Defensoria Pública do Pará garante regularização de atendimento terapêutico para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Atualizado em 01/10/2024
Compartilhe esta notícia
Imagem da notícia

A Defensoria Pública do Pará, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), obteve decisão judicial favorável que assegura às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o acesso a tratamento adequado pelo plano de saúde Hapvida Assistência Médica LTDA, conforme normas estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

A Ação Civil Pública foi movida após o Nudecon receber inúmeras denúncias de usuários relatando a demora ou falta de acesso a tratamentos essenciais, como psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, mesmo com laudos médicos atestando a urgência dessas intervenções.

As famílias dos pacientes relatam que, sem o tratamento adequado, muitos estão perdendo oportunidades de progresso em seu desenvolvimento. Além disso, a falta de assistência vai contra decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que exige que as operadoras de saúde garantam atendimento integral a pessoas com TEA.

Para o coordenador do Nudecon e defensor público atuante no caso, Cássio Bitar,  a decisão é importante para garantir a proteção dos direitos dos mais vulneráveis. “Quase diariamente recebemos denúncias e reclamações de usuários de planos de saúde. Na maioria dos casos, observamos que as operadoras não cumprem os prazos regulatórios fixados pela ANS para prestar o serviço, o que gera severo prejuízo à pessoa com TEA”, ressalta.

O juiz responsável pelo caso, Raimundo Santana, reconheceu a gravidade da situação e a vulnerabilidade dos pacientes com deficiência intelectual. Em sua decisão, determinou que a Hapvida cumpra os prazos da ANS e regularize o atendimento aos pacientes autistas em até 10 dias, sob pena de multa diária de R$ 5 mil para cada caso, limitada a R$ 100 mil.

Serviço
Por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), a Defensoria Pública do Pará atua, nas esferas judicial e extrajudicial, a fim de garantir os direitos do consumidor.
Endereço: Travessa Primeiro de Março, nº 766 – Bairro da Campina (Belém)
Contato: (91) 99342-2925
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.

 

Texto: Jessica Samylle