Pesquisa
Pesquisa
Logo
Logo COP 30Selo Transparência

Intranet

Logo
A Defensoria
Serviços
Transparência
Ouvidoria
Comunicação

Intranet

Logo COP 30Selo Transparência
  1. Página Inicial
  2. Comunicacao
  3. Noticias
  4. Defensoria Do Para Solicita Regularizacao Dos Servicos De Alimentacao Nos Espacos De Acolhimento De Belem
Logo
Endereço Prédio-sede:
Rua Padre Prudêncio, n° 154, Belém - Pará - Brasil. CEP: 66019-080
Telefone: (91) 3251-3700
Horário de atendimento: 8h às 14h
Copyright © 2025 DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO DO PARÁ. - CNPJ: 34.639.526/0001-38
Todos os direitos reservados
Feito pela equipe de Sistemas DPE
Logo
Acesso à
informação
Logo

da Transparência

Pública

Defensoria do Pará solicita regularização dos serviços de alimentação nos espaços de acolhimento de Belém

Atualizado em 20/10/2025
Compartilhe esta notícia
Imagem da notícia

A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA), por meio do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), ingressou, na última quarta-feira (08), com Ação Civil Pública (ACP) em face da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e do Município de Belém. A medida visa regularizar a disponibilidade contínua de refeições e de materiais de higiene e limpeza para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade residentes nos espaços de acolhimento do município de Belém.

O caso teve início com a chegada de denúncias de escassez de alimentos e materiais de limpeza geral nas unidades de acolhimento administradas pela Funpapa em Belém. A Defensoria do Pará expediu ofícios ao órgão, que, em resposta, reconheceu a essencialidade do fornecimento contínuo de refeições e mencionou as dificuldades administrativas e orçamentárias enfrentadas, no entanto não apresentou solução para as irregularidades.

Diante disso, a Defensoria paraense ajuizou Ação Civil Púbica com pedido de liminar e tutela de urgência. No documento, a instituição solicita a retomada, no prazo máximo de 10 dias, da disponibilidade contínua de, ao menos, seis refeições diárias, além de materiais de higiene e limpeza, em especial os que se destinam às crianças e adolescentes. Ela também pede a proibição de nova descontinuidade no fornecimento de refeições e a condenação ao pagamento de indenização por danos sociais e coletivos, além de medidas específicas para o Espaço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias Indígenas Warao.

O defensor público Carlos Eduardo Silva, atuante no caso, explica o propósito da atuação. “A Ação Civil Pública tem como objetivo garantir condições dignas nos espaços de acolhimento de Belém, diante das falhas estruturais e da falta de cuidados adequados às crianças e adolescentes. A expectativa é de que, a partir dessa intervenção, haja melhoria real nas condições físicas, na gestão e na qualidade do acolhimento, promovendo um ambiente mais humano e protetivo”, declara.

Direitos da criança e do adolescente

O direito à alimentação é um direito fundamental, mencionado em textos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e, em relação especificamente às crianças, a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, além do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O acolhimento institucional também está previsto no ECA. Ele determina que esses espaços têm a finalidade de assegurar proteção integral a crianças e adolescentes privados da convivência familiar por determinação judicial ou administrativa. Devem, portanto, oferecer moradia adequada, higiene e alimentação, além de acesso à educação, saúde, lazer e cultura, para assegurar um desenvolvimento saudável.  Segundo a Funpapa, atualmente cerca de 270 pessoas vivem nos espaços de acolhimento em Belém.

Serviço:

Por meio do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), a Defensoria Pública do Estado do Pará atua na garantia dos direitos previstos no ECA. Os atendimentos são realizados diretamente na sede do núcleo, de segunda a sexta, das 8h às 14h. O Naeca está localizado na Travessa São Francisco, n° 427, bairro da Campina. Entre em contato pelos números (91) 98406-4053 e (91) 97400-7725.

Sobre a Defensoria Pública do Pará

A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.

 

Texto de Juliana Maués, sob supervisão de Carolina Lobo