A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA), por meio do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), concluiu, no último sábado (13), a turma do processo interativo de “Coaching” voltada para participantes do projeto “Eu Me Importo”. A iniciativa ocorreu em parceria com a empresa CCM Innermetrix Belém e foi voltada para a proteção e o desenvolvimento integral dos adolescentes e jovens que participaram da capacitação, com o intuito de ampliar a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.
A estudante Lívia Gabriela de Paula, assistida do projeto, participou da capacitação. Para ela, o curso foi uma importante oportunidade. “O curso foi excelente. A oportunidade de ouvir a experiência de vida de alguém que vivenciou momentos de transformação, acompanhados de dúvidas, incertezas, ansiedades e questionamentos, foi enriquecedora. Agradeço os conselhos recebidos, que nos guiaram em uma jornada de autoconhecimento. Espero que, no futuro, possamos enfrentar as mudanças com serenidade e transformá-las em fontes de força, buscando sempre aprimorar nossa melhor versão”, relatou.
A formação contou com carga horária de 30 horas e ocorreu entre os meses de agosto e dezembro de 2025. Ao todo, nove adolescentes foram certificados. Ao longo do curso, eles participaram de atividades focadas no autoconhecimento, na reflexão pessoal e na construção de projeto de vida, com estímulo à autonomia, à responsabilidade e ao protagonismo juvenil.
Para a defensora pública Marúcia Maués, idealizadora do projeto “Eu me importo”, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a promoção da inclusão social e da formação cidadã de cada adolescente. “A atividade ofertada aos jovens do projeto ‘Eu me Importo’ revela-se importante por promover desenvolvimento pessoal e social, autoconhecimento e construção de projetos de vida, contribuindo para a superação de vulnerabilidades e para formação de cidadãos protagonistas de suas trajetórias”, pontua.
Parceira do “Eu me importo” desde 2022, a empresa CCM Coaching Belém já certificou 32 adolescentes assistidos da Defensoria do Pará. A parceria ampliou as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens acompanhados pelo projeto, o que contribui para o fortalecimento da rede de proteção e promoção de direitos.
Para o diretor executivo da empresa CCM, Heraldo Conde, o sentimento é de gratidão. “Nós agradecemos a parceria com a Defensoria Pública do Pará, onde pudemos capacitar esses adolescentes. Nossa parceria foi essencial para proporcionar um futuro melhor para eles”, comenta.
O curso utilizou a metodologia de “Coaching” como ferramenta para o alcance de objetivos, aprimoramento de desempenho e desenvolvimento de habilidades. A abordagem auxiliou os participantes na identificação de potencialidades e no planejamento de metas para o futuro, com foco na formação cidadã e na preparação para novos desafios. Ao final do curso, foi entregue o certificado de formação da capacitação para os participantes.
Projeto “Eu Me Importo”
O “Eu Me Importo” é uma iniciativa do Naeca que oferece suporte às famílias extensas – aquelas em que avós, tios ou irmãos mais velhos assumem a guarda de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade. Em parceria com outras iniciativas, são oferecidas aos assistidos oportunidades em várias áreas, especialmente na educação e qualificação profissional. Assim, o projeto reforça a importância do direito à educação, garantido pelo Artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que assegura o pleno desenvolvimento, a preparação para a cidadania e a qualificação para o trabalho.
Serviço:
Por meio do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), a Defensoria Pública do Para atua a fim de defender e garantir os direitos infanto-juvenis. O Naeca fica localizado na Travessa São Francisco, nº 427, no bairro da Campina, em Belém. Se precisar de atendimento, entre em contato pelo número (91) 99342-2925, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente criada para garantir a assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos.
Texto da estagiária Beatriz Moraes, sob supervisão de Juliana Maués