capa matéria dpe  (11).png

Isaurina Oliveira procurou a ação da Defensoria Pública do Estado do Pará neste sábado, 27 de abril, para solucionar um ponto fundamental de sua vida: há 35 anos tentava o divórcio e estava com toda a documentação pessoal defasada. “Hoje eu estou me sentindo aliviada. Estou todo esse tempo tentando, minha identidade já foi até barrada em alguns lugares, eu já lutei que só e agora estou muito feliz”, comemorou. 

A assistida foi atendida durante a Posse Popular dos Novos Defensores Públicos e a 11ª edição do projeto “Defensoria Presente”, realizado no Shopping Metrópole. 

O recém-empossado, defensor Franculino José, comentou sobre o sentimento de fazer parte desse momento histórico. “Minha relação com a Defensoria começou há muito tempo. Já fui assistido da Defensoria, depois fui estagiário, assessor e agora sou defensor público com muito orgulho. Hoje estou tendo a chance de exercer essa função que acho fundamental para a sociedade, até me emociono porque é uma satisfação enorme retribuir tudo que a Defensoria fez por mim”, destacou.

A ação ofertou serviços gratuitos de atendimento jurídico para a população, dentre eles, investigação de paternidade, divórcio e ação de alimentos. 

A posse popular é uma tradição da instituição, que acontece logo em seguida da Sessão Solene de Posse dos novos membros e marca o início de suas atividades defensoriais.

Os defensores públicos foram empossados no último dia 17, e irão atuar no interior do estado. Com o reforço no corpo funcional, a instituição chega à marca de 107 municípios paraenses com atuação da instituição.

Para o coordenador de políticas cíveis da Região Metropolitanade Belém, defensor Daniel Lobo, é fundamental essa aproximação dos defensores junto à população. “Estamos vivendo dois movimentos importantes hoje. Como parte do curso de formação dos novos defensores, eles viverem na prática, o que vão encontrar pela frente durante a carreira. O outro, é o projeto ‘Defensoria Presente’ que tem o objetivo de solucionar a demanda reprimida de determinada localidade e por isso, escolhemos Ananindeua pra fazer os dois eventos”.

“Ananindeua é um município muito grande e tem uma demanda alta e a gente sempre procura agendar os mutirões para otimizar a pauta e atender com excelência e presteza os nossos assistidos. Hoje, a posse popular, foi um sucesso”, finalizou a coordenadora do Núcleo Metropolitano de Ananindeua, Ana Claudia Cabral.

Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.

Texto: Carolina Lobo

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2684
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050
PRÉDIO 1º DE MARÇO
Travessa 1º de Março, 766 - Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-053
Fone: (91) 3342-8600
Desenvolvido por: Equipe Sistemas NTI
Aguarde, carregando...