Ação da Defensoria Pública do Pará garante transferência de paciente em situação de vulnerabilidade hospitalar para hospital particular.png

A Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio do Núcleo da Fazenda Pública, garantiu a transferência hospitalar de assistido de 40 anos, que estava internado no Hospital Barros Barreto, com quadro de saúde suspeito de tuberculose e em situação de vulnerabilidade hospitalar, para hospital particular da Grande Belém.  

O paciente E.C passou seis meses internado no Hospital Barros Barreto com suspeita de tuberculose. Durante esse período, ficou dois meses na sala vermelha sem receber tratamento adequado para a doença, momento em que foram encontradas bactérias alojadas em seus pulmões e acabou perdendo uma parte do órgão. 

A família do assistido buscou a Defensoria Pública do Pará para conseguir o atendimento adequado ao familiar. Devido à atuação defensorial, o homem foi encaminhado para o Hospital Beneficente Portuguesa, que é especializado no tratamento de doenças dessa natureza. 

A defensora pública Germana Barros, titular do Núcleo da Fazenda Pública, conta que a resposta da unidade hospitalar, após a ação da Defensoria, aconteceu de forma rápida e garantiu o tratamento adequado ao assistido. “Entramos em contato por e-mail com o Hospital Beneficente Portuguesa, informamos a situação e pedimos para receber o paciente. Dois dias depois, o ‘Beneficente’ mandou uma ambulância com médico e enfermeiro para buscá-lo no Barros Barreto, para ele receber o tratamento e realizar os procedimentos que precisa”, narra. 

“Pela primeira vez na minha história como defensora pública consegui a transferência de pessoa de hospital público para tratamento em hospital particular pelo SUS [Sistema Único de Saúde]. Além de inédita, é um precedente incrível. Isso só foi possível devido ao trabalho desenvolvido pela equipe da saúde, credibilidade que adquirimos durante todo o período de atuação, respeito e compreensão de como as coisas funcionam. Agora esse senhor terá o tratamento adequado, bem como desenvolveu-se a possibilidade de outros assistidos que vierem a procurar usufruir do mesmo procedimento”, afirma a defensora pública. 

Serviço: 
Núcleo da Fazenda Pública
Endereço: Rua Manoel Barata N° 50.
Contato: 3239-4053

Sobre a  Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente criada para garantir a assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessários, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos

Texto: Vallery Dantas

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2684
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050
PRÉDIO 1º DE MARÇO
Travessa 1º de Março, 766 - Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-053
Fone: (91) 3342-8600
Desenvolvido por: Equipe Sistemas NTI
Aguarde, carregando...