A Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), e em parceria com o Shopping Pátio Belém, promoveu, nesta quarta-feira (15), uma programação de diversão e entretenimento para o público infanto-juvenil assistido pelo programa “Eu Me importo” e para crianças abrigadas nos espaços de acolhimento da região Metropolitana de Belém (RMB).
A iniciativa "Manhã Feliz" levou os pequenos para assistirem a exibição do filme “Gato de Botas 2: o último pedido”, no cinema do Shopping Pátio Belém, em Belém. Ao total, 54 crianças participaram da ação.
O pequeno Caio Miguel, de 8 anos, não escondeu a alegria com a programação. “É a primeira vez que venho ao cinema, tô muito feliz e ansioso”, contou. A mamãe do Caio, Raquel Sousa, falou sobre o quanto é importante esse momento para eles. “Eu ‘tô’ muito feliz, porque hoje é um dia especial para eles. Sempre quis trazer eles ao cinema, mas nem sempre as condições financeiras ajudam, né. E hoje nós estamos aqui graças a Defensoria. Estou muito agradecida”, disse ela.
A programação faz parte do extenso calendário de ações em alusão ao Dia das Crianças, que teve início no dia 27 de outubro, com um passeio para o parque de diversões “Amazon Fantasy”. Nesta sexta-feira (17), mais um grupo de crianças vai poder conferir o filme em uma sessão gratuita.
“Muitas vezes as crianças assistidas pelos nossos projetos em geral e as que se encontram em espaços de acolhimentos não tem a oportunidade de vivenciar momentos como este, de lazer e diversão. Por isso, a nossa expectativa é que, com o apoio de outros parceiros, possamos realizar pelo menos uma ação dessa a cada mês”, informou o coordenador do Naeca, defensor público Marcio Coelho.
O Artigo N° 71 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que toda criança e adolescente tem o direito de acesso à cultura, ao esporte, ao lazer e ao entretenimento, além de outros serviços que contribuam na formação psicossocial do público infanto-juvenil. Todavia, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (Ibge), um terço das crianças e adolescentes de até 14 anos não tem acesso ao lazer e à cultura no país.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.