capa dpe lança programa defensoria sustentável.jpeg

A Defensoria Pública do Estado do Pará lançou oficialmente, nesta quinta-feira (17), o programa 'Defensoria Sustentável’, voltado à promoção de práticas institucionais com menor impacto ambiental. O evento foi realizado no Espaço São José Liberto, em Belém.

A cerimônia de lançamento marcou o início de uma jornada que insere novas práticas sustentáveis no cotidiano de trabalho do corpo funcional da Defensoria Pública do Estado, a partir da construção e implementação de diretrizes e políticas ambientais. 

A socióloga e coordenadora do programa “Defensoria Sustentável”, Jane Zaze, destacou que a DPE está engajada na implementação desse contexto comprometido com o bem-estar socioambiental do planeta. “O programa é bem amplo, responsável por fomentar uma nova compreensão da realidade, levando cada membro da estrutura organizacional a pensar de que forma pode contribuir para que ocorra uma mudança, que ajude a enxugar os gastos públicos e anule o desperdício”, destacou. 

Durante o evento foi realizado um grande desfile com peças sustentáveis elaboradas pelos alunos da Faculdade de Moda da Universidade da Amazônia (Unama), ao todo foram expostos seis figurinos produzidos com materiais recicláveis. A aluna Mircea Risselli Costa venceu o concurso com a produção do 4º figurino e foi premiada com um kit de designer profissional e um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“A elaboração deste figurino foi inspirado no descarte irregular de resíduos têxteis. Eu escolhi os tecidos de sombrinhas, pois sempre vejo esses materiais jogados pelas ruas de nossa cidade. Com essa atitude quero mostrar a todos as possibilidades que temos em transformar estas matérias-primas em peças de vestuário que possam ser utilizadas no nosso dia a dia”, detalhou a graduanda.

Logo após o desfile foram entregues os kits reutilizáveis, que contém canecas e copos personalizados para os membros, servidores, colaboradores e estagiários da Instituição.

O defensor público-geral, João Paulo Lédo, destacou que a iniciativa comprova a preocupação da Defensoria Pública do Pará em efetivar políticas de preservação ambiental. “No artigo 225 da Constituição está escrito que todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida. A Defensoria, enquanto membro do Poder Público, tem o dever, de acordo com a Constituição, de defender e preservar o ambiente em que vivemos para as gerações futuras”, frisou.

O defensor relembrou ainda que um dos primeiros atos da sua gestão foi o de implantar o Processo Administrativo Eletrônico (PAE), o que diminuiu exponencialmente o uso desenfreado de papel dentro da Instituição. “É uma forma de enxugar os gastos financeiros, uma vez que deixamos de seguir o caminho do desperdício de energia, papel e tinta, e optamos por uma alternativa mais eficiente que evita o descarte de resíduos sólidos. Isso gera mais economia e sobra mais recurso para investir na melhoria da instituição”, finalizou.


Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.

Texto: Jessica Samylle 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2684
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050
PRÉDIO 1º DE MARÇO
Travessa 1º de Março, 766 - Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-053
Fone: (91) 3342-8600
Desenvolvido por: Equipe Sistemas NTI
Aguarde, carregando...